quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Biografia e Carreira
1985 — 1998: Infância e Inicio de Carreira
Filha do escritor Enrique Puente e Marichelo Portilla, Anahí começou sua carreira aos dois anos de idade, por pura casualidade, no programa infantil "Chiquilladas", da Televisa quando foi acompanhar sua irmã Marichelo a gravação do programa e durante o intervalo pegou uma escova e começou a cantar e dançar na frente do espelho e foi quando chamou a atenção do produtor que resolveu coloca-la enfrente as câmeras para ver a reação da pequena. Assim, tornou-se parte do programa, onde além de atuar, interpretava o tema de encerramento diário: "Te doy un besito". Desde muito pequena a atriz-mirim veio realizando vários trabalhos na televisão, supreendendo a todos com seu carisma e qualidade artística inata. Ainda durante vários anos, a pequena notável foi a imagem de uma famosa marca de refrigerantes, a "Pepsi Cola". Além de "Chiquilladas", Anahí participou de outros porgramas infantis, como "La telaraña", em 1986 e "Súper Ondas", em 1989. Desde então, a atriz não se limitou somente à televisão e passou a atuar nas telonas, em filmes como "Asesinato a Sangre Fría", e Había una vez una estrella, com David Reynoso e Pedro Fernández, ambos em 1989. Por sua atuação neste último filme, viria receber, em 1991, o prêmio Palma de Oro por seu destaque como atriz infantil. Em 1991, grava outro filme, "Nacidos Para Morir", com Humberto Zurita, e neste mesmo ano atua nas novelas "Garotas Bonitas", "La Pícara Soñadora"' e Madres Egoístas. Em 1992, participa nos filme "Ayúdame Compadre", onde atua junto de sua irmã Marichelo; "El Ganador", e "No Me Defiendas Compadre". Além disso atua na telenovela "Ángeles Sin Paraíso" e grava seu primeiro disco, Anahí, que promove por toda a República no ano seguinte, quando se apresenta durante cinco semanas no circo Atayde, com El show de Anahí.Em 1993, Anahí interpreta o tema "Mensajero del Señor", dedicado ao Papa João Paulo II, devido à sua visita a Yucatán, México. Em 1995, aos doze anos, participa de Alondra, novela mais exitosa da época, que foi vendida para vários países e foi a que fez com que a Anahí ficasse conhecida em outros países como Espanha e Venezuela. Ainda no mesmo ano Anahí grava a série "Mujer, Casos De La Vida Real" que mostra o cotidiano de mulheres trabalhadoras que cuidavam dos filhos. Em 1996, lança seu segundo disco ¿Hoy es mañana? e grava a telenovela "Tú y Yo". Em 1997, grava a telenovela Mi pequeña traviesa e lança seu terceiro disco, Anclado en mí corazón, já em 1998, atua em Vivo por Elena e "Gotinha de Amor".
Anahí Giovanna Puente Portilla mais conhecida simplesmente como Anahí (Cidade do México, 14 de maio de 1983) é uma cantora, atriz, compositora, empresária, dançarina, modelo, diretora e editora de videoclipes e estilista de moda mexicana.
Começou a carreira quando tinha apenas dois anos de idade, atuando no programa Chiquilladas, onde ficou até 1988. Depois de lançar 4 CD's solos e participar de diversas novelas e filmes, em 2000 Anahí é convidada para fazer seu primeiro protagônico na TV, na novela méxicana Primer amor - A Mil Por Hora ao lado do ator Kuno Becker, exibida em 2003 no SBT.
Somente em 2004 ganhou fama mundial, ao participar da novela mexicana Rebelde interpretando Mia Colucci, exibida em 2005 também pelo SBT. Com a novela, surgiu a banda RBD, onde eles conseguiram diversos discos de platina e de ouro e realiza turnês em vários lugares do mundo, sendo um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas. Eles conheceram mais de 23 países, canta em mais de 116 cidades, vende mais de 15 milhões de discos, 4 milhões de DVD's, além dos 17 milhões de downloads na Intrernet.
Em 2008 com a separação do grupo, Anahí segue em carreira solo e lança seu quinto álbum solo como cantora e primeiro pós-RBD, Mi Delirio, lançado em 24 de novembro de 2009. Em 2010, Anahí lança a reedição do álbum, intitulado Mi Delirio - Edición Deluxe, com o single Alérgico, que foi a #2 música mais tocada em 2010 no México e foi indicada aos Prêmios Juventud 2011 na categoria Canción Corta-Venas. O álbum já rendeu um disco de ouro por mais de 20.000 cópias vendidas no Brasil[4].
Atualmente atua em Dos Hogares, novela mexicana, onde faz Angélica Estrada, a protagonsita. Além de protagonizar a novela, prepara seu novo disco, que será lançado em março de 2012. Em agosto, foi lançado no VEVO da cantora o videoclipe da música Dividida, primeiro single promocional do disco e também, tema de abertura da novela Dos Hogares.
Já concorreu em diversas prêmiações, entre elas GRAMMY Latino, Premios Juventud, Kids' Choice Awards, Billboard Latin Music Awards, Palma de Oro, Premios Lo Nuestro, Premios Oye, Orgullosamente Latino, entre outros.
Em 26 anos de carreira são mais de 3 milhões de CDs, 16 telenovelas, 10 séries, 8 filmes, 200 comerciais, 5 peças de teatros e 5 álbuns de estúdios lançados.
Assinar:
Postagens (Atom)